sábado, abril 30, 2016

Marillion renega seu passado com bom show em São Paulo

Os monstros do rock progressivo vem ao Brasil e se concentram em seus sucessos mais recentes renegando cada vez mais o que os tornou tão bem sucedidos




             O Marillion já possui um relacionamento de amor com os brasileiros. É de se saber que a banda tem como quase certa uma casa bem cheia quando vem para São Paulo. Foi o que aconteceu nesta sexta-feira (30/04). Com um público bom, a casa de shows Tom Brasil foi mais que o suficiente para abrigar aqueles sedentos por rock progressivo. Foi mais ou menos isto que o Marillion trouxe em seu setlist. Iniciando seu show ás 22:20 a banda levou o já impaciente público ao delírio. Percorrendo álbuns com muitos sucessos como o aclamado Seasons End (1989) e aqueles que hoje vivem no underground, como o Sounds That Can't Be Made (2012) a banda trouxe seus integrantes em uma fase mais introspectiva, utilizando-se de imagens no fundo do palco que abrangem desde os sentimentos internos Humanos e reciclagem - seja ela sonora ou interna. A performance de Steve Hogarth nos vocais é sempre uma grande incógnita, pois sempre abrangeu do mais ou menos para o excelente - esta noite Hogarth estava muito bem inspirado, principalmente nos momentos em que sua voz precisava de seus alcances como em Easter ou até em King - um dos momentos do show em que Hogarth precisou da ajuda da platéia para não deixar a peteca cair.
             A grande figura da noite no entanto foi Pete Trewavas (baixo) que se soltou muito mais esta noite, percorrendo o palco inteiro e se comunicando com o público. O guitarrista Steve Rothery no entanto, sempre sorridente, teve momentos de complicação com o seu instrumento na hora do ápice da música Sounds That Can't Be Made. A tranquilidade do músico para resolver seu problema demonstra a experiência de um verdadeiro músico, que calmamente trocou a guitarra e continuou seu som até o fim. Mark Kelly também teve momentos de falhas como em 80 Days (do álbum This Strange Engine) onde seu teclado que imita uma trumpete perdeu o fio da meada por alguns segundos, mas logo recomposto pelo músico. A banda percorreu músicas de seus álbuns que mais sucessos radiofônicos obtiveram, como Clutching at Straws (1987) e Afraid of Sunlight (1995) e Marbles (2004). Destaque para longa The Invisible Man que foi tocada no primeiro bis da noite, do fantástico Marbles (2004) demonstrando mais uma vez por que a banda hoje é tão prestigiada pelos fãs da boa música progressiva.
 Acho no entanto que a banda deveria uma vez vir ao Brasil tocar somente clássicos dos álbuns Fugazi, Script for a Jesters Tear e  talvez tocar Missplaced Childhood na íntegra para os fãs mais assíduos. Na noite, a única menção a este passado distante ficou para Kayleigh (Missplaced Childhood) e Garden Party (Script for a Jester's Tear). Queria muito uma vez poder ouvir ao vivo a sequência Pseudo-Silk Kimono, Kayleigh, Lavender ou até a grandiosa Bitter Suite com a sua grandiosa sequência de músicas que se encaixa maestralmente uma na outra. Queria uma vez também ouvir o clássico Script for a Jester's Tear emendando com He Knows You Know do álbum Script for a Jester's Tear (1983). Também acharia incrível testemunhar músicas do tão renegado Fugazi (1994) com as grandiosas Assasing seguida por Punch and Judy.
             O quinteto inglês no entanto se limita e muito trazendo mais do mesmo, apesar de que o público presente, mesmo utilizando camisetas destes respectivos álbuns, saiu feliz e satisfeito do show após ouvir Garden Party, Pour My Love, Afraid of Sunrise e Beautiul - estas duas últimas ambas do álbum que mais divulgou o Marillion no Brasil - Afraid of Sunlight (1995) que teve Beautiful na novela Cara & Coroa da Globo.
              Um bom show, mas que teve um certo sabor de decepção por mais uma vez não trazer músicas de seus álbuns que os levaram a ser uma das bandas de rock progressivo mais bem sucedidas do Mundo.


SETLIST

The King of Sunset Town
Cover My Eyes
Power
Pour My Love
80 Days
Sugar Mice
Afraid of Sunrise
Easter
You're Gone
Kayleigh
King

Encore
The Invisible Man

Encore 2
Beautiful
Garden Party


Nenhum comentário: