quinta-feira, março 08, 2007

Biografia do Aerosmith, que já vendeu mais de 100 milhões de discos, confunde-se com a própria história do rock mundial

O Aerosmith surgiu em 1969, da junção de duas outras bandas: A Chain Reaction de Steven Tyler e The Jam Band de Joe Perry e Tom Hamilton. Chain Reaction possuia muita influência dos Beatles e a banda chegou a gravar um demo que continha canções como "The sun" e "When I need you". Joe Perry trabalhava em uma lanchonete e fritava batatas e hamburgueres para comprar discos, dirigia o furgão de sua mãe ouvindo Led Zeppelin e sonhava em ter uma banda. Steven Tyler, às vezes, comia na lanchonete onde Joe trabalhava.

A formação original do Aerosmith incluía Steven Tyler (vocal), Joe Perry (guitarra) e Tom Hamilton (baixo), tendo mais tarde entrado para a banda Ray Tabano como segundo guitarrista, e posteriormente Brad Whitford (dos Earth Inc.), para desempenhar idênticas funções. Tyler, que originariamente era baterista e solista, tornou-se vocalista quando o baterista Joey Kramer se juntou ao grupo.

Após alguns espectáculos ao vivo nos bares de Boston, que lhes proporcionaram fama imediata, os rapazes do Aerosmith assinaram um contrato com a Columbia Records em 1972, quando gravaram o seu álbum de estreia Aerosmith em duas semanas e lançaram-no no mercado; é lá que está o single "Dream On". Após uma primeira turnê a banda lançou Get Your Wings (1974), que também se tornou um grande sucesso de vendas. Desde então, venderam mais de 100 milhões de discos em 23 álbuns e acumularam uma coleção de prêmios Grammys, American Music Awards, Billboard Awards e MTV Awards.

Em 1975, a edição de Toys in the Attic fez deles definitivamente estrelas do rock n' roll internacional. O álbum, uma mistura bem sucedida de heavy metal, hard rock e toques de punk, constituiu um êxito imediato, com dois grandes sucessos: "Sweet Emotion" e "Walk This Way. O álbum seguinte, Rocks, considerado por vários fãs o melhor da banda, atingiu a platina e continha também dois singles: "Back in the Saddle" e "Last Child". No final dos anos 70, em meio às turnês e aos novos álbuns, participaram do filme Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.
Em 1979, Joe Perry deixou a banda por problemas com drogas e brigas com Steven Tyler. Formou o The Joe Perry Project, que lançou três discos. Após um acidente de moto sofrido por Steven Tyler, Brad Whitford deixou a banda em 1980 e se uniu a Derek St. Holmes, vocalista da banda de Ted Nugent, para dar origem ao projeto Whitford/St. Holmes, que em 1981 lançou um disco.

Com a parceria Perry-Tyler desfeita em 1979, o Aerosmith incluiu novos membros em sua formação: Jimmy Crespo e Rick Dufay, lançando o álbum Greatest Hits em 1980, um verdadeiro sucesso de vendas, seguidopelo lançamento de Rock in a Hard Place. Após uma fase conturbada, Perry e Whitford regressaram à banda, em 1984 – quando realizaram uma turnê para comemorar a reunião dos membros do grupo.

No ano seguinte, a banda lançou Done With Mirrors, considerado um dos melhores álbuns do Aerosmith desde o final dos anos 70. Ao mesmo tempo, apareceram no bem sucedido cover dos Run D. M. C. de "Walk This Way", combinando rock n' roll e rap, e marcando o regresso do Aerosmith aos grandes êxitos.

Seguiu-se o álbum Permanent Vacation (1987), que incluiu hits como "Dude (Looks Like a Lady)", "Rag Doll" e "Angel". E Pump, do qual se extraíram três singles que chegaram ao Top 10 nos Estados Unidos: "Janie's Got a Gun", "What It Takes" e "Love in an Elevator". Get a Grip (1993) foi igualmente um sucesso de vendas, tendo restabelecido definitivamente o Aerosmith como uma potência musical.

Nine Lives, de 1997, foi um álbum marcado por inúmeros problemas, como o afastamento do produtor do grupo, Tim Collins; talvez por isso mesmo não tenha sido bem acolhido pelo público e pela crítica. Contudo, o maior êxito do Aerosmith nos anos 90 foi o tema romântico da trilha sonora do filme Armageddon, I Don't Wanna Miss A Thing (escrito por Joe Perry e Diane Warren, ainda que Perry não seja creditado como tal).

Em 30 de Março de 2004, o seu há muito prometido álbum de blues, "Honkin' on Bobo", foi finalmente lançado, um regresso às raízes; o álbum nasceu no final de 2003 durante a turnê em conjunto com o KISS e a jam especial de blues que acontecia nas apresentações. Em 2005, a gravadora lançou Rockin' The Joint, uma compilação de uma apresentação ao vivo realizada em 2002 pela turnê Just Push Play.

Mais recentemente, em 2006, com a proximidade do fim do contrato com a Sony BMG, a gravadora lançaria outra coletânea, Devil's Got a New Disguise, com grandes sucessos da banda em toda sua história, além de duas canções inéditas, uma delas um outtake do álbum Pump.

Nenhum comentário: