terça-feira, agosto 09, 2016

Destaques de Julho 2016


Witherscape // The Northern Sanctuary - O nome Dan Swanö se tornou sinônimo de qualidade e seu último projeto Witherscape não é uma exceção para a quantidade de projetos do músico. O primeiro álbum do Witherscape foi bem surpreendente, mas The Northern Sanctuary levam as coisas para algo maior, mais grandioso onde death metal melódico, prog e tradicional conseguem coexistir em perfeita harmonia. Emprestando os melhores elementos de projetos antigos como Edge of Sanity e Nightingale, Mr.Swanö reveste com maestria sua música com elementos escuros e claros, pesadas e melódicas sem nunca perder de vista os ganchos para as canções. Ragnar Widerberg, colaborador e Homem de muitas barbas parecem o encaixe perfeito para as conotações malucas de músicas compostas por Swanö, emprestando suas melodias de guitarra e solos no estilo Symphony X á rodo. Quando você recebe esta quantidade de excelência técnica junto á esta composição incrível de músicas, você sabe que está num lugar bom e é exatamente isto que The Northern Sanctuary é. Animal!

Menções honrosas:

Inter Arma // Paradise Gallows  - Uma pessoa não pega simplesmente elementos do southern rock, doom, sludge, prog e death metal e solda com algo coerente e cativante como o Inter Arma fez exatamente com Paradise Gallows. No processo eles me impressionaram e muito com seus ganchos pesadíssimos de bom gosto. O resultado foi um trabalho fantástico ao casar tantas influências juntas criando assim sua identidade. A última vez que algo assim foi feito foi na área do doom com prog metal com o Mastodon, o que deveria revelar a quão reverenciada esta banda será em pouco tempo – se já não o for com este álbum. Impressionante.




Caïna // Christ Clad in White Phosphorus - Esta banda é simplesmente diferente por sua perplexidade e natureza amorfa que se compromete com um som que na verdade nenhuma banda deveria se comprometer. Christ Clad in White Phosphorus é mais um tipo de experimento dentro do estranho, incômodo e imprevisível, levando o core do black metal pra dentro do Mundo da Darkwave dos anos 80 com sua anti-música. É um álbum muito bom, mas necessariamente não é uma audição fácil. Espero que o mercado do underground dê uma chance para este petardo, pois é muito exclusivo. No final das contas, todos nós amamos algo exclusivo.




Fates Warning // Theories of Flight - O Fates Warning parece estar numa ascenção em sua carreira desde o álbum de 2013 Darkness in a Different Light e esta impressão fica ainda mais evidente com Theories of Flight. Traçando o caminho entre o prog-metal e o rock acessível estes veteranos sabem o que estão fazendo e o provam compondo músicas fortes mas técnicas para deixar o ouvinte atento e ao mesmo tempo emocionalmente disponível. O vocalista Ray Adler parece revitalizado e as ligações com o clássico álbum Parallels  são muito legais. Estou impressionado com este álbum e Theories prova que Darkness in a Different Light não foi apenas um resfriado. O bom gosto voltou para ficar.

Nenhum comentário: