sexta-feira, janeiro 15, 2016

Entrevista: Ambush - O Novo Pilar do Heavy Metal

Ambush é uma banda da Suécia que está fazendo parte da NWOTHM ou na tradução livre em português "Nova Onda do Heavy Metal Tradicional" e lançou ano passado seu mais novo álbum Desecrator (2015) com a difícil tarefa de superar o antecessor Firestorm - por muitos considerado o melhor lançamento de Heavy Metal de 2014. Conversei com o baterista Linus Fritzson que me contou mais sobre a origem do Ambush, influências e revelou um pouco mais sobre a cena sueca que está revolucionado o mercado musical Mundial, com a explosão de bandas  que estão fazendo de tudo para preservar o estilo mais amado dentro do rock Mundial: o Heavy Metal.

Conte-me um pouco sobre como vocês se encontraram e decidiram formar uma
banda de Heavy Metal.
Bom, nós todos somos amigos há séculos! Nós compartilhamos este mesmo amor pelo Heavy Metal e tocávamos em diferentes bandas. Percebemos como era estranho estarmos tocando em bandas diferentes e não juntos, então nos encontramos e ensaiamos. O resultado foi o Ambush.

Eu estou curioso para saber como a idéia para formar o Ambush surgiu, já que tudo (inclusive o logotipo) foi criado tendo em mente as bandas dos anos 80. Isto foi apenas uma coincidência? Conte-me um pouco sobre o conceito entorno de Ambush.
Um monte de bandas modernas de “merda” estão sendo formadas na Suécia e nós nunca gostamos disto. Sentimos que era o nosso trabalho como Seres Humanos tentar trazer o Metal de volta em sua pura forma. A idéia toda entorno de Ambush foi manter-se fiel á música e o logotipo também possui nossa idéia do que é o Heavy Metal é em sua melhor forma. A música que amamos, são bandas como Judas Priest e Accept e nosso objetivo é honrar seu legado.

Ambush lançou um álbum novo este ano chamado Desecrator. Como foi compor material novo para este álbum, tendo a árdua tarefa de superar o bem sucedido debute Firestorm?
Desecrator foi bem tranqüilo para nós na verdade. Estamos muito satisfeitos com o Firestorm, mas penso e falo por todos nós dizendo que estamos ainda mais satisfeitos com o resultado de Desecrator. Ambos os álbuns surgiram naturalmente e não houve uma pressão para criá-los. Continuamos escrevendo e compondo músicas que amamos do mesmo jeito, a única diferença foi que tivemos muito mais sincronia musicalmente e após os shows que fizemos para o álbum Firestorm.

Como foi mixar e masterizar o álbum Desecrator em estúdio? Houve a intenção de masterizar o álbum da mesma forma que os álbuns do Iron Maiden, Judas Priest ou até Accept o faziam nos anos 80, mantendo a mesma sonoridade até?
O álbum Desecrator foi mixado e masterizado no estúdio PAMA por Mankan e Maxe, dois caras incríveis. Eles sabiam exatamente como queríamos a sonoridade do álbum sem ter que falar isto para eles. Nós demos referências, mas não acho que eles precisaram delas, pois eles sabem como Heavy Metal tem que soar (risos).

Eu gostaria de saber um pouco sobre as letras para as músicas do Ambush. Como as letras para as músicas do Ambush são escritas?
A maioria das músicas são escritas primeiro e depois Oskar (Jacobsson, vocalista) se inspira nas músicas para escrever suas letras. Eu acho que é uma ótima aproximação, pois ele sempre consegue tirar aquela pegada de sentimento nas letras. Ainda mais, ele também está bêbado todo o tempo e suas alucinações em bebedeiras sempre resultam em ótimas idéias. Ludwig (Sjöholm, baixista) e Olof (Engkvist, guitarrista) também têm escrito letras e que resultaram em ótimas idéias.

Oscar possui uma voz forte e única, mas não há muito a respeito dele na internet. A carreira dele começou no Ambush como todos os outros membros?
Nenhum de nós esteve em uma banda de verdade antes de Ambush, mas Oscar esteve em uma banda ótima chamada B.S.T. antes. Eles lançaram um álbum apenas e se há fãs fervorosos de Oscar Jacobsson por aí, vocês podem conferir esta banda também (risos).

As bandas dos anos 80 como Accept, Judas Priest e Iron Maiden são influências para qualquer bandas de heavy metal. É correto dizer isto? Vocês tem outras influências quando vocês compõe para o Ambush?
Obviamente nenhuma banda escapa da influência destas bandas gigantes! Eu acho que não conseguiríamos tocar Heavy Metal sem a influência destas bandas, já que estas criaram o som que queremos conservar! Há um monte de outras bandas importantes para nós, como nossos amigos e compatriotas do Enforcer, The Scams e Bullet – mas há também bandas do outro lado do oceano como o Skull Fist. Há um monte de bandas ótimas por aí e você pode encontrar influências em todos os lugares em que você for.

Qual é a sua opinião ser comparado com bandas assim? É correto fazer isto?

Ser comparado não tem problema, como dissemos anteriormente, queremos divulgar seu legado e o Heavy Metal. Mas não me entenda errado, nós somos uma banda, fazendo nosso próprio som, mas não há como escapar dos criadores do gênero. Eu quero dizer que as pessoas não apenas ouvem Ambush por que querem ouvir Judas Priest, mas ouvem Ambush por que querem ouvir o Ambush.

Existem planos para lançar Firestorm ou Desecrator na América do Sul? Você sabe algo a respeito?
Eu não sei por saber, mas claro que seria incrível alcançar melhor nossos irmãos e irmãs na América do Sul! Espero algum dia!

Ambush é uma banda que está tomando parte da NWOTHM (New Wave Of Traditional Heavy Metal ou Nova Onda de Heavy Metal Tradicional). O que você acha deste renascimento do heavy metal tradicional?
O renascimento do heavy metal tradicional é o que a cena precisava! Hoje as bandas de Metal estão ficando cada vez mais modernas e estão virando bandas pop. Era necessário que uma reação forte destas que está acontecendo agora, trouxesse estas raízes de volta. Para manter o Heavy Metal vivo, você precisa ser verdadeiro e é isto que esta onda é para mim.

Você acha que bandas de heavy metal como o Hammerfall são referência para o NWOTHM, ou você acha que eles seguem uma cena completamente diferente na cena?
Hammerfall é uma excelente banda, de verdade, mas eu não os colocaria na mesma classificação – pois eles começaram bem antes desta nova onda. Eu acho que eles tocam uma espécie mais moderna de metal que aquilo que tocamos. É a minha opinião pelo menos. Mas eles são uma banda incrível!

O que você acha do heavy metal hoje em dia?
Eu acho que há esperança. Há um monte de bandas novas por aí! Night, Screamer, Enforcer e Bullet são algumas das bandas suecas que estão agitando o meu Mundo neste momento e o tem feito há algum tempo. Se as pessoas pararem de modernizar e ao invés disto trazer as raízes de volta, tudo ficará bem (risos).

Você já ouviu falar em bandas brasileiras como o Dominus Praelli ou Hellish War?
Infelizmente não. Na verdade não tenho ouvido bandas da América do Sul. Espero que a gente vá a América do Sul no futuro e que consigamos conferir todas as bandas incríveis que devem existir por aí!

Qual é a receita que você dá ás bandas hoje que querem formar uma banda de heavy metal hoje em dia?
Ouçam ao Ambush (muitos risos). De verdade, ouça música que você ama e nunca saia de seu caminho. Sejam verdadeiros com vocês mesmos, sua música e aos Deuses do Metal e o que vocês podem alcançar será inimaginável.

Muito obrigado pela entrevista e eu espero vê-los no Brasil em breve. Deixem sua mensagem aos fãs do Ambush no Brasil.
Saudações irmãs e irmãos do Metal no Brasil! Eu espero vê-los num futuro próximo e até lá, continuem verdadeiros!


Um comentário:

Unknown disse...

Informação bem legal!!